GACI

GACI
GACI – Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal

O GACI – Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal da AFPA Esmoriz|Ovar é um dos grandes projetos desta nova Direção para promover a qualidade de vida das famílias da comunidade, que tenham a seu cargo pessoas funcionalmente dependentes.

O cuidador familiar exerce a função de cuidar de pessoas dependentes numa
relação de proximidade física efetiva, por vezes em contextos muito adversos.

17rincon_img_3

Colaboram nos hábitos de vida diária, nos exercícios físicos, na administração de terapêutica, na higiene pessoal, na alimentação, na hipertensão, na diabetes, entre outros. Para o exercício da sua atividade, sentem necessidade de aprender e treinar formas de poder ajudar melhor a pessoa de quem eles cuidam.

O Gabinete será um espaço onde o cuidador poderá recorrer a um atendimento e um acompanhamento psicológico e social, a título gratuito.

bf23c59df58e795e271a6648f2296987.jpg

O acompanhamento psicológico será individualizado, o acompanhamento social pretenderá ser prestado por uma equipa multidisciplinar, que facilitará e orientará os cuidadores no acesso aos seus direitos e no acesso aos serviços que promovam melhorias na sua qualidade de vida e na prestação de cuidados a outra pessoa.

O GACI deverá permitir que o cuidador se possa ausentar, deixando o seu dependente a cargo de profissionais da área dos cuidados de saúde, em contexto doméstico. Neste contexto, esta equipa continuará a promover seminários e  workshops|ações de sensibilização direcionados aos cuidadores informais em temáticas e estratégias para lidar com doenças e/ou limitações específicas.062455-usmp-presenta-capacitacion-cuidado-insercion-social-adulto-mayor-epu-edu-pe.jpg

Um dos objetivos fundamentais do gabinete GACI será o de possibilitar o acesso da pessoa cuidadora a descontos diretos na aquisição de serviços ou aquisição de produtos na área dos cuidados de saúde e bem-estar físico e mental, através de uma parceria já estabelecida com os nossos parceiros.

O trabalho em parceria será, indubitavelmente, a chave do sucesso deste projeto, pois será através da rede formal de prestação de cuidados de saúde do Concelho de Ovar que o GACI deverá ganhar corpo, enquanto resposta inovadora no âmbito das necessidades dos cuidadores. Esta equipa também tem em vista a consolidação desta rede de parcerias enquanto resposta complementar das estruturas de apoio já existentes.

ftw-940x-dfey8cF_Sfc

Também todos os esforços estão a ser encetados para serem criadas, quer uma Bolsa de Assistentes Familiares e da Comunidade, quer uma Oficina para Cuidadores Informais.

 

Bolsa de oferta de serviços

CorpuSalut

 

Gabriela Torres-Fisioterapia e estética avançada

 

Wellness Clinic

 

Saúde & Bem-Estar Calista – Esmoriz

 

Reiki – Aparecida Gonçalves

 

Clínica Médico Dentária Frei Francisco Ovar

 

Clínica Dentária de Maceda

 

 

 

 

 

 

 

REGULAMENTO:  A acessibilidade aos serviços gratuitos dependerá de uma avaliação social da Rede Social da Câmara Municipal de Ovar e os pedidos devem ser enviados para a AFPA através de email.