Projeto AQUI +

Inspirada no tema “ANO NACIONAL DA COLABORAÇÃO”, a direção da AFPA desenhou um programa de capacitação para cuidadores dirigido ao Centro de Dia da Fundação Pe. Pereira Pinho & Irmã, de Válega, no Concelho de Ovar.


PARCERIA DE COLABORAÇÃO

ENQUADRAMENTO

O programa AQUI + da AFPA, pretende em COLABORAÇÃO com o Centro de Dia da Fundação Pe. Pereira Pinho & Irmã, em Válega, contribuir para a prevenção de patologias do foro respiratório causadas pela disfagia (dificuldades em deglutir) com intervenção de terapia da fala e estimular a participação segura nas atividades de vida diária com produtos de apoio e estratégias de terapia ocupacional, através da dinamização de sessões de Terapia Ocupacional e Terapia da Fala.

OBJETIVOS

Para usufruir dos benefícios do presente protocolo deverá a Fundação Padre Manuel Pereira Pinho & Irmã indicar em quadro os utentes com dados e problemas considerados de importância para a intervenção:

  • Nome
  • Idade
  • Género
  • Problema de saúde geral
  • Problema respiratório
  • Intervenção em internamento nos últimos 2 anos
  • Autonomia nas atividades de vida diária
  • Autonomia nas atividades instrumentais
  • Dificuldades

DESENVOLVIMENTO

A AFPA compromete-se a disponibilizar um terapeuta ocupacional e um terapeuta da fala com a seguinte carga horária e distribuição:
8 sessões de 3 horas (manhãs excepto quartas-feiras)
1 ação formativa de 2 horas em horário pós-laboral (19:30-21:30)
Perfaz um total de 26 horas por profissional.
A intervenção terapêutica consiste em:

  1. Avaliar os utentes, estabelecer as necessidades em contexto da segunda outorgante;
  2. Capacitar os cuidadores formais da segunda outorgante;
  3. Unir esforços para diminuir a incidência da patologia respiratória nas pessoas fragilizadas;
  4. Integrar novos profissionais nos Centros de Dia do Concelho de Ovar, de modo a potenciar os cuidados junto de uma população frágil.

2019 – Ano Nacional da Colaboração

Esta iniciativa, promovida pelo Fórum para a Governação Integrada e seus promotores, pretende mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a relevância estratégica da Colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização de recursos disponíveis.

Colaborar é o caminho para a verdadeira transformação!