Natação Jovens

 

A AFPA [Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda], instituição privada de solidariedade social, e na pessoa da sua Diretora, a Fisioterapeuta Maria da Conceição Graça, diligenciou esforços junto do Sr. Vereador da Piscina Municipal e dos Equipamentos Desportivos e fez saber dos pareceres resultantes da reunião a que presidiu com os pais das crianças e jovens que realizam Natação Adaptada e Terapêutica, e em que ouviu as suas expectativas, as suas vontades e disponibilidades.

Natação Adaptada Jovens AFPA 7.nov.2018

O programa estratégico que a Associação pretende perseguir com as classes de Natação Adaptada e Terapêutica, tem como objetivo a excelência de uma evolução assente numa metodologia de ensino específica para portadores de  deficiência, com fisioterapeutas/professores da área a pretenderem integrar os nossos jovens em competições nacionais.

Realizou-se no passado dia 1 de junho de 2019, sábado, na Piscina Municipal de Ovar, o 1.º Torneio de Natação Adaptada de Ovar, organizado pela AFPA (Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda), sob a orientação técnica da professora Branca Moreira. Nele participaram um total de vinte e cinco nadadores:  7 crianças | jovens e 3 adultos da AFPA, 10 jovens do Feira Viva e, ainda, 5 jovens da Cercivar

Ver o vídeo do 1.º Torneio de Natação Adaptada da AFPA em Ovar »»»»»»

Fazendo jus às expectativas das mães e dos pais dos jovens, o desejo desta coletividade é o de conceber um Clube dentro da própria Associação, gerando iguais oportunidades às crianças especiais.

Para que isso na realidade se concretizasse, e para melhor desenvolvermos estas modalidades, precisámos de duplicar as horas de piscina. Ou seja:

1 – Natação Adaptada – as crianças precisam de, pelo menos, dois treinos semanais.

2 – Natação Terapêutica – é absolutamente necessário criar dois níveis distintos de classes de forma a permitir a evolução nas diferentes competências: iniciantes e experientes.

 

Aproveitamos para apresentar aqui o nosso Regulamento:

 

Técnicos responsáveis:

Professora de Natação – Branca Moreira

Fisioterapeuta – Rita Pereira

 

Na NATAÇÃO LÚDICO/TERAPÊUTICA é indispensável o acompanhamento de um familiar para promoção da atividade.

O grupo realiza 1 sessão semanal:

Sábados:12:30 H

 

Na NATAÇÃO ADAPTADA é promovida a autonomia dos jovens com preparação para atividade competitiva.

O grupo realiza 2 sessões semanais:

Quartas-feiras: 18:45 H
Sábados: 11:45 H
 

EQUIPAMENTO necessário:

Fato de banho, touca, chinelos ou sapatos anti-derrapantes.

 

Documentos necessários

Comprovativo de indicação médica ou não contra-indicação para a atividade física;
Consentimento informado para cedência de dados pessoais para procedimentos formais da atividade.
 

Compromissos da família/utente:

Pagamento de seguro 
Quotas de sócio 
Mensalidade
 

Diretora Responsável: Dr.ª Graça Maria Pinto Coelho

E porque todos sabemos que o espírito de participação e a salutar competição presente nestas crianças se revela, tanto pela própria determinação de vencer, quanto de se mostrarem capazes, acreditamos que é fundamental, através das práticas aquáticas, melhorar por direito o seu estado emocional, a sua qualidade vida e o seu bem-estar geral.

Ovar, 29 de setembro de 2019

A Direção da AFPA