Hidroterapia Adultos

A água

Desde a Pré-História, o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido até mesmo por questões de sobrevivência, seja para “caçar” alimento, ou para se defender de certos perigos. O nadar – ato de mover-se na água através dos movimentos dos braços e das pernas – é tão antigo quanto o homem. Nas comunidades primitivas, os homens nadavam para fugir de predadores, para recolher alimento e até mesmo para se divertirem, por isso as civilizações surgiram à margem dos rios.

Na obra histórica intitulada Ilíada, do poeta grego Homero, ele escreve um verso famoso (XVI, 246) em que chama o oceano de ““origem de todas as coisas”.

Tales de Mileto, um filósofo grego (624—546 a.C), proclamou que a água era a substância original do Universo.

Há relatos de que há cerca de cinco mil anos, na Índia, na cidade de Mahenjoara, já existiam piscinas de água quente. Também se sabe que, Hipócrates (460-375 a.c.)  já usava água no tratamento de doenças.

As denominadas termas (em latim: Thermae) era o nome usado pelos romanos para designar os locais destinados aos banhos públicos, embora o uso de banhos públicos já fosse praticado pelos Caldeus muito tempo antes. Esses banhos públicos podiam ter diversas finalidades, entre as quais a higiene corporal e a terapia pela água com propriedades medicinais; em geral as manhãs eram reservadas às mulheres e as tardes aos homens.

Hoje o interesse pelas atividades na água aumentou entre estudiosos, professores e pesquisadores das diversas áreas de estudo da Educação Física, da Fisioterapia e das suas terapias, entre outras, bem como provam isso os elevados índices de procura e aceitação pela população em geral.

As expectativas do ser humano em busca de alternativas com mais qualidade, face ao stress da cultura do trabalho e do consumo, vão tornando as atividades aquáticas uma nova perspetiva, no sentido de um maior e melhor preenchimento desta inquietação existencial.

Atividades Aquáticas para Grupos Especiais

É inegável a enorme importância das atividades aquáticas, mesmo para determinados grupos especiais, tais como: portadores de deficiência, terceira idade, asmáticos e pessoas que necessitam de reabilitação postural, pois são inúmeros os seus benefícios.

São inúmeras as vantagens que a natação e a hidroterapia podem oferecer a determinadas pessoas. Elas melhoram o desenvolvimento neuromotor, fortificam a musculatura, estimulam um sono mais tranquilo, reforçam o apetite, ativam e dão muito mais mobilidade às articulações. Sem esquecer que também proporcionam a sociabilização, entre outros.

A vida é uma dádiva preciosa que deve, ao máximo, ser preservada! Por isso, a prática de atividades físicas aquáticas pelos adultos, pois oferecem a possibilidade de praticar uma atividade física mais segura, sem causar maiores riscos ou lesões às articulações e, ao mesmo tempo, capaz de proporcionar bem-estar físico e mental.

TÉCNICA RESPONSÁVEl: Fisioterapeuta Ana Carolina Henriques

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO: Fato de banho, touca, chinelos ou sapatos anti-derrapantes.

O grupo realiza 1 sessão semanal: às quartas-feiras pelas 18:00 H

 

COMPROMISSOS DA FAMÍLIA/UTENTE:
•Pagamento de seguro
•Quotas de sócio
•Mensalidade

Contactos:

https://afpaesmoriz.wordpress.com/

Cuidadores.afpa@gamail.com

Diretora responsável: Prof.ª Conceição Osório