Cuidador Informal

O tema Cuidador Informal tem sido alvo de estudos científicos e discussões sociais e políticas na nossa sociedade.

Estamos numa etapa onde o respeito pelo outro, enaltece o conhecimento e a sua partilha para promover a Qualidade da Arte de Cuidar.

De referir que Portugal tem a maior taxa europeia de cuidadores informais.

“Portugal tem a maior taxa de cuidados domiciliários informais da Europa, a menor taxa de prestação de cuidados não domiciliários e uma das menores taxas de cobertura de cuidados formais, principalmente em função da escassez de trabalhadores formais, escassez que, segundo o International Labour Office, configura uma limitação ao acesso a cuidados continuados de qualidade”, indica um estudo da Entidade Reguladora da Saúde. Ler+ »»»»

em: esquerda.net, em linha 12 de Setembro, 2018 – 09:41h

A palavra “Cuidador/a” –  principalmente, cuidador/a informal – talvez não seja familiar. No entanto, se falarmos de pessoas que têm a responsabilidade de cuidar de alguém próximo veremos que já fomos, somos e/ou conhecemos pessoas nestas circunstâncias.

E todos podemos vir a ser cuidadores/as. Será que estamos preparados para o ser? Acompanhe o processo de criação e implementação do Estatuto de Cuidador Informal aqui»»»»».

A AFPA-Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda tem desenvolvido esforços no sentido de promover os cuidadores da comunidade do concelho de Ovar, ajudando-os e garantindo-lhes apoio e formação gratuita e adequada.

Em novembro de 2018, dinamizou a  2.ª edição do Dia do Cuidador, na Casa da Junta de São João de Ovar – Pólo de Capacitação e Inovação Social – Ovar. A esta Associação juntaram-se os parceiros: Hospital de Ovar (HFZ-O), Liga dos Amigos do Hospital de Ovar (LADHO), Junta de Freguesia de Esmoriz (JFE) e Câmara Municipal de Ovar (CMO).

No dia 18 de maio de 2019, promoveu a 3.ª edição do Dia do Cuidador, que se realizou num sábado, desta vez no Auditório do Centro Cívico de Cortegaça e em que participaram cerca de 100 pessoas.

No dia 5 de novembro realizou a 4.ª edição do Dia do Cuidador, no Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega, desta vez dedicada ao papel da família dos cuidadores familiares.

Agora, prepara a 5.ª edição!

Em breve seremos muito mais! Porque juntos somos mais fortes!

Gratidão!