A Associação

HISTÓRIA
A Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA), sediada em Esmoriz, “nasceu” em 1988, com um propósito muito bem definido e que já nada tem a ver com a atual ação da instituição. O seu fundador foi o Sr. José Augusto Camboa, e a constituição da Associação começou por lidar com a problemática da toxicodependência, no sentido de desenvolver ações na resolução, educação e ajuda, com programas dirigidos às pessoas dependentes do consumo de drogas.

Ora em 1988, era uma altura em que essa problemática tinha muita influência, nomeadamente para os fundadores, que eram pais de jovens e estavam muito preocupados com a questão da toxicodependência”, refere ao jornal Solidariedade Jornal da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, em julho de 2019, Maria da Conceição Graça, a atual presidente.

A AFPA é uma associação que não é somente para jovens, adultos ou seniores, mas é para todas as pessoas que tenham uma disfunção motora, independentemente da idade, e que precisem de acompanhamento. Os nossos utentes são pessoas que têm alguma alteração motora, relacionada ou não com alguma alteração cognitiva, pelo que o seu foco não é apenas uma determinada patologia. O que se tornou diferente a partir de 2017, foi a sua integração da área dos cuidadores informais. Esse foi um passo interessante que esta IPSS deu, pois foi uma enorme oportunidade – aceitou integrar um curso de cuidadores na comunidade e foi o desenvolvimento desse curso, juntamente com as pessoas que nele participaram, e outros que se juntaram, para fazer progredir a associação. É quando nasce o GACI – Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal.

Hoje, a AFPA é uma IPSS que mantém a missão de criar e implementar um programa de ação no desenvolvimento de atividades dirigidas a um grupo de população frágil do concelho de Ovar: os portadores de deficiência motora e/funcional e os seus cuidadores. A comunidade tem apresentado uma excelente receptividade à sua atividade, através da adesão de novos sócios contributivos para a promoção de recursos que suportam, em parte, os seus programas com o DIA DO CUIDADOR.

Em protocolo com o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, a Câmara Municipal de Ovar e a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar, a Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda tem vindo a organizar no Concelho de Ovar, de forma regular (semestral), o Dia do Cuidador através da sua Bolsa de Cuidadores com a sua Direção.