AFPA participou nas celebrações do Dia do Município!

Foi ontem, dia 25 de julho, que se realizaram, as celebrações do Dia do Município de Ovar. As celebrações começaram logo pelas 9h30 com o desfile das corporações dos Bombeiros Voluntários de Ovar e de Esmoriz, pela cidade, seguindo-se uma sessão solene, no interior do Salão Nobre da autarquia.

Da parte da tarde, a nossa associação esteve presente, com algumas das suas diretoras e colaboradoras, na concentração de todas as associações do concelho de Ovar, que depois desfilou pelas artérias principais e centrais da cidade, terminando na Praça da República.

A presidente da AFPA, Conceição Graça, subiu a escadaria da Câmara Municipal empunhando a bandeira da AFPA, onde foi cumprimentada pela edilidade.

Anúncios

AFPA no jornal “Solidariedade”, da CNIS

ASSOCIAÇÃO FRATERNA DE PREVENÇÃO E AJUDA, OVAR

“Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal é inovador, pioneiro e essencial!”

Cristina Jesus, Conceição Osório, Conceição Graça (presidente), Adília Alves e Graça Coelho

“No passado dia 3 de julho, a Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA) celebrou 31 anos de existência e de trabalho em prol das comunidades do concelho de Ovar. A AFPA é um excelente exemplo do que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), daqueles que espelham muito do que é o Sector Social Solidário. Nasceu para combater a problemática da toxicodependência e, hoje, acompanha pessoas com diversas disfunções e criou um gabinete de apoio ao cuidador.”

(…) “A associação não é para jovens, adultos ou seniores, mas é para todas as pessoas que tenham uma disfunção motora, independentemente da idade, e que precisem de acompanhamento. Os nossos utentes são pessoas que têm alguma alteração motora, relacionada ou não com alguma alteração cognitiva, pelo que o nosso foco não é apenas uma determinada patologia. O que se tornou diferente a partir de 2017 foi a integração da área dos cuidadores. Esse foi um passo interessante que demos, porque também foi uma oportunidade. Fomos convidados a aceitar um curso de cuidadores na comunidade e foi o desenvolvimento desse curso, juntamente com as pessoas que participaram, que se mantiveram amigas e outros que se juntaram, para fazer progredir esta associação” refere Conceição Graça.

(…) É quando nasce o GACI – Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, um protocolo com quatro entidades parceiras (Câmara Municipal de Ovar, Hospital de Ovar, Liga dos Amigos do Hospital e Junta de Freguesia de Esmoriz) para promover um dia de literacia da saúde, de educação na comunidade, que é composto por um painel sobre temáticas relacionadas com os cuidadores informais e, para além disso, tem uma mostra de produtos e serviços. “Já vamos na terceira edição, sendo a quarta já no próximo dia 5 de novembro. Um dos encontros será sempre nessa data, porque é o Dia Internacional do Cuidador Informal, e o outro em maio, consoante as nossas capacidades.” (…)

1.º Torneio de natação adaptada da AFPA – 1 junho 2019

(…) “No início de junho, a AFPA realizou o seu I Torneio de Natação Adaptada, “um sonho que começou, há 27 anos, com a Associação Arco-Íris de Ovar, que, infelizmente, acabou em 2010”, conta a presidente, acrescentando: “E esse sonho de fazer um torneio que nasceu com a natação adaptada nessa altura, foi materializado com o impulso desta nova Direção da AFPA”.

Ler a notícia completa aqui: 
Entrevista à presidente da AFPA, no jornal "Solidariedade" da CNIS (págs. 6 e 7), de julho de 2019

A AFPA foi uma verdadeira equipa!

No segundo dia da 3.ª edição da Mostra Social “Ovar | Território com Valor(es)”, realizada pela Câmara Municipal de Ovar, em parceria com a Rede Social Concelhia, os elementos da nossa direção e os seus colaboradores mostraram que são uma verdadeira equipa!

O tema desta mostra foi o “mar” e o símbolo atribuído à nossa associação foi a bússola. A AFPA apresentou o seu mais recente projeto intitulado “AQUI +: Aceitar, Qualificar, Unir e Interagir”, que se centrará sobretudo nos problemas da disfagia, na terapia da fala e na terapia ocupacional, junto de utentes com patologias diversas, tais como: oncologia, pós-AVC, disfagia e fragilidade no idoso, feridas crónicas, doenças hereditárias do metabolismo, epilepsia e paralisia cerebral.

Foi um dia pleno de satisfação, pois para além de vermos o nosso trabalho divulgado, ainda oferecemos produtos aos visitantes: fraldas, pensos, resguardos salva-camas, luvas e sacos.

Mostrar que a solidariedade, a COLABORAÇÃO e o apoio especializado são indispensáveis para se conseguir ultrapassar muitas dificuldades e obstáculos por que os doentes e as suas famílias passam e fez-nos sentir uma verdadeira equipa de voluntários que vestem a mesma camisola!

AFPA presente na III Mostra Social de Ovar

Está a decorrer a 3.ª edição da Mostra Social “Ovar | Território com Valor(es)”, nos dias 19 e 20 de julho, na Avenida dos Bombeiros Voluntários do Porto, na praia do Furadouro.

A mostra é este ano dedicada à Colaboração e tem como objetivo divulgar os serviços e projetos das 23 instituições ali representadas, promover o seu conhecimento junto da população, reforçar e consolidar a cultura de parceria aberta e eficaz, através do intercâmbio de boas práticas e metodologias entre instituições.

A nossa associação também está presente com um”stand”.

Parabéns pelos 31 anos da AFPA!

Ontem a AFPA comemorou os 31 anos de existência, no Arraial da Barrinha, em Esmoriz.

Este ano foi um ano de muitas realizações e sucessos.
Desde Junho de 2018, temos sido uma equipa magnífica em realizar ações para a nossa Associação, nomeadamente em:

1- 2:ª edição do Dia do Cuidador (07/06/18),
2- organização das atividades aquáticas para as pessoas deficientes;
3- 3.ª edição do Dia do Cuidador (05/11/18);
4- jantar comemorativo dos 30 anos desta Associação, com a presença de mais de 60 pessoas (15/12/18);
5- participação da Trupe de Reis da AFPA;
6- promoção do Grupo Coral – “Nós p’ra Voz” (janeiro/19);
7- 4.ª edição do Dia do Cuidador (18/05/19);
8- implementação do GACI (Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal), com assinatura de protocolos com prestadores de serviços;
9- organização da 1.ª edição do “Torneio Intergeracional de Natação Adaptada” da cidade de Ovar;
10- participação no Arraial da Barrinha com venda de produtos naturais e oferta de bens de apoio a cuidadores informais.  

Somos um grupo de voluntários grato por todo o tipo de apoio na realização deste sonho, que acreditamos fortemente que nos levará a realizar cada vez mais ações pela nossa comunidade.

Quando o sonho existe, todo o sacrifício é Esperança!

A AFPA comemora 31 anos!

Na próxima quarta-feira, dia 3 de julho, a AFPA comemorará 31 anos de existência!

À hora do jantar, todos os elementos da direção, voluntários, amigos e família estarão presentes para comemorar esta data tão importante.

Por isso, convidamos todos os que connosco sempre estiveram presentes e queiram partilhar o nosso bolo e o nosso champanhe… basta virem ao nosso “palheirinho”, no Arraial da Barrinha, em Esmoriz.

A mesa está pronta!

A AFPA está presente no Arraial da Barrinha!

A animação de Verão em território vareiro arrancou, no dia 27 de junho, quinta-feira e terminará no dia 7 de julho, domingo,  com o Arraial da Barrinha, em Esmoriz. Muitos foram os visitantes que aderiram a esta iniciativa, enchendo as mesas junto aos palheiros e às tasquinhas das cerca de 20 coletividades presentes nesta edição de 2019 e onde não faltaram ementas para todos os gostos.

A AFPA está também presente com um “palheiro” dedicado a todos os cuidadores informais que mais precisam, com a venda de produtos naturais e oferta de bens (luvas, salva-camas e fraldas…).

No dia 29, sábado, a AFPA entregou um pacote de pensos para o dia à D. Conceição.

A nossa vencedora Tânia e o pai receberam o 1.º cabaz que a nossa Associação sorteou pelos números do totoloto! Ao longo da próxima semana teremos mais 3 cabazes para sortear.

Às 0 horas houve o habitual fogo de artifício.

Governo acorda com BE e PCP a criação do Estatuto do Cuidador Informal

O Governo aceitou criar o Estatuto do Cuidador Informal, que estabelece os direitos e deveres das pessoas que cuidam de familiares dependentes (idosos, pessoas com demência ou doenças crónicas, crianças com patologias graves) em casa. O PS, o Bloco de Esquerda e o PCP chegaram a um acordo que resultou num texto de substituição que prevê a criação deste estatuto, o qual não estava contemplado na proposta de lei do Governo – esta previa apenas medidas de apoio de demorada concretização, não um estatuto formal, e foi por isso muito contestada pelas associações que representam os cuidadores informais.

O estatuto surge agora em anexo e admite-se que pode ser “revisto e densificado” no futuro.

LER + AQUI »»»»»»

A proposta fica aquém do que o BE pretendia e do que os cuidadores informais reclamam, mas no próprio texto sublinha-se que o estatuto pode ser melhorado no futuro. “Este é um passo, não chegámos à meta, mas é um passo importante”, sublinha José Soeiro.

O que resulta deste acordo entre os três partidos é, assim, um texto de substituição que define várias medidas, a maior parte das quais já anunciadas pelo Governo em Fevereiro passado, quando os ministros da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social apresentaram as linhas gerais da sua proposta de lei.

Público em linha, em 11 de junho de 2019

AFPA realizou o 1.º Torneio de Natação Adaptada em Ovar

Realizou-se no passado dia 1 de junho, sábado, na Piscina Municipal de Ovar, o 1.º Torneio de Natação Adaptada de Ovar, organizado pela AFPA (Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda), sob a orientação técnica da professora Branca Moreira.

Esta iniciativa teve como um dos principais propósitos dotar os nossos atletas de uma necessária motivação competitiva,  dando-lhes a oportunidade de demonstrar as suas capacidades, independentemente das limitações de cada um.

Num total de vinte e cinco nadadores:  7 crianças | jovens e 3 adultos da AFPA, 10 jovens do Feira Viva e, ainda, 5 jovens da Cercivar, foi uma excelente competição saudável, onde todos tiveram a oportunidade de desfrutar da emoção do desporto, a um nível que lhes permita trazer acréscimos de saúde e bem-estar terapêuticos, físicos, fisiológicos e psicossociais, entre outros.

A equipa da AFPA responsável sente que esta tarefa foi muito gratificante, pois sabemos que com esta iniciativa podemos reforçar a autoestima e melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes.

Um dia para não esquecer… No final, foi uma festa!

Todos receberam medalhas e lembranças!

Para ver o vídeo do torneio aceda aqui »»»»»»

 

AFPA organiza 1.º Torneio Intergeracional de Natação Adaptada

Realiza-se no próximo sábado, dia 1 de junho, pelas 16 horas, na Piscina Municipal de Ovar, a  1.ª edição do Torneio de Natação Adaptada,  de Ovar, organizado pela Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA).

Contará com a presença de vinte e cinco nadadores:  7 crianças|jovens e 3 adultos da AFPA, 10 jovens do Feira Viva e, ainda, 5 jovens da Cercivar.

A competição tem início pelas 16 horas e a entrada para o público é gratuita.