AFPA no jornal “Solidariedade”, da CNIS

ASSOCIAÇÃO FRATERNA DE PREVENÇÃO E AJUDA, OVAR

“Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal é inovador, pioneiro e essencial!”

Cristina Jesus, Conceição Osório, Conceição Graça (presidente), Adília Alves e Graça Coelho

“No passado dia 3 de julho, a Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA) celebrou 31 anos de existência e de trabalho em prol das comunidades do concelho de Ovar. A AFPA é um excelente exemplo do que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), daqueles que espelham muito do que é o Sector Social Solidário. Nasceu para combater a problemática da toxicodependência e, hoje, acompanha pessoas com diversas disfunções e criou um gabinete de apoio ao cuidador.”

(…) “A associação não é para jovens, adultos ou seniores, mas é para todas as pessoas que tenham uma disfunção motora, independentemente da idade, e que precisem de acompanhamento. Os nossos utentes são pessoas que têm alguma alteração motora, relacionada ou não com alguma alteração cognitiva, pelo que o nosso foco não é apenas uma determinada patologia. O que se tornou diferente a partir de 2017 foi a integração da área dos cuidadores. Esse foi um passo interessante que demos, porque também foi uma oportunidade. Fomos convidados a aceitar um curso de cuidadores na comunidade e foi o desenvolvimento desse curso, juntamente com as pessoas que participaram, que se mantiveram amigas e outros que se juntaram, para fazer progredir esta associação” refere Conceição Graça.

(…) É quando nasce o GACI – Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, um protocolo com quatro entidades parceiras (Câmara Municipal de Ovar, Hospital de Ovar, Liga dos Amigos do Hospital e Junta de Freguesia de Esmoriz) para promover um dia de literacia da saúde, de educação na comunidade, que é composto por um painel sobre temáticas relacionadas com os cuidadores informais e, para além disso, tem uma mostra de produtos e serviços. “Já vamos na terceira edição, sendo a quarta já no próximo dia 5 de novembro. Um dos encontros será sempre nessa data, porque é o Dia Internacional do Cuidador Informal, e o outro em maio, consoante as nossas capacidades.” (…)

1.º Torneio de natação adaptada da AFPA – 1 junho 2019

(…) “No início de junho, a AFPA realizou o seu I Torneio de Natação Adaptada, “um sonho que começou, há 27 anos, com a Associação Arco-Íris de Ovar, que, infelizmente, acabou em 2010”, conta a presidente, acrescentando: “E esse sonho de fazer um torneio que nasceu com a natação adaptada nessa altura, foi materializado com o impulso desta nova Direção da AFPA”.

Ler a notícia completa aqui: 
Entrevista à presidente da AFPA, no jornal "Solidariedade" da CNIS (págs. 6 e 7), de julho de 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.