Ainda acerca do Seminário “Dia do Cuidador”…

No dinâmico e complexo processo de saúde/doença, a condição de doença pode tornar-se, de repente, numa situação de crise e carece de cuidados para que o equilíbrio do indivíduo volte a ser restabelecido. Muitas vezes, estes cuidados não podem ser realizados pelos próprios devido à consequente incapacidade e se manifesta a urgente necessidade de se começar a depender de um cuidador.

Assim, um cuidador é uma pessoa, geralmente membro da família (ou não), que se dispõe a cuidar de uma pessoa doente, agora dependente, auxiliando-a na realização das suas rotinas inerentes ao dia-a-dia, na sua alimentação, nas idas aos serviços de saúde, na companhia durante a noite, na administração de medicamentos, etc., mas sem qualquer tipo de remuneração.

Dependendo das características do cuidador, das suas expectativas e/ou necessidades, de fatores socioculturais, entre outros, este cuidado pode vir a tornar-se numa fonte de stresse e gerar grande sobrecarga ao cuidador, que vê, de repente, a sua vida dar uma grande volta e, até mesmo adoecer.

A intenção deste grupo de voluntários da Associação AFPA é a de pensar na importância dos aspetos e das emoções relacionados com a “arte” de cuidar junto dessas pessoas que, para nós merecem a maior atenção e respeito, de lhes darmos voz e, junto deles, partilharmos os desafios dessa tarefa, mas, sobretudo, ajudá-los e capacitá-los na mais efetiva prestação de cuidados ao seu dependente.

Esta é a nossa grande MISSÃO!!!

Este Seminário, intitulado “Dia do Cuidador”, por nós organizado, tem o apoio da Câmara Municipal de Ovar, do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar e da sua  Liga dos Amigos e, ainda, da Junta de Freguesia de Esmoriz.

Decorre no Pólo de Capacitação e Inovação Social- Casa da Junta de São João de Ovar, no dia 5 de novembro, com abertura do secretariado pelas 10 horas.

Esperamos por si!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.